Museu Republicano, Itu-SP

O sobrado do século XIX onde se localiza o Museu Republicano foi palco em 18 de abril de 1873, da Convenção Republicana de Itu, a primeira Convenção Republicana do Brasil. A convenção reuniu políticos e proprietários de fazendas de café, que devido a decadência do plantio da cana de açúcar e da crise no mercado internacional estavam insatisfeitos com o Governo Imperial. Ela foi o ponta pé para a criação do campanha republicana e do Partido Republicano Paulista, por isso Itu é considerada o “Berço da República”.
Image
Museu Republicano têm um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte que buscam retratar o período do regime republicano no Brasil e a história de Itu, com destaque para o século XIX. A fachada azulejada é 1867, quando o prédio passou por uma reforma, o painel de azulejos internos é de 1940 e retrata cenas da história de Itu e de acontecimentos nacionais.
Image
Nos fundos do Museu Republicano se encontra um pequeno e lindo jardim instalado em 1922, foi inspirado nos jardins franceses e as quatro esculturas ao redor retratam as estações. A entrada é gratuita e pra quem aprecia história e arquitetura é uma visita imperdível.
Image
Localização: Rua Paulo Souza, 669  – Centro – Itu.