Museu da Energia, Itu-SP

Museu da Energia de Itu foi inaugurado em 1999, contudo seu edifício foi construído no século XIX. Nas paredes internas a técnica de construção foi o pau a pique a na externas a taipa de pilão, a fachada foi revestida de azulejos. No século XX o prédio foi vendido a Companhia Ituana de Força e Luz e foi o primeiro prédio a receber iluminação elétrica na cidade.
Image
No andar superior está a exposição permanente “História, Energia e Cotidiano” que mostra as mudanças que a energia elétrica trouxe a sociedade, percorrendo 100 anos,  que vão de 1850 até 1950. A exposição retrata a evolução da iluminação, equipamentos e utensílios elétricos, a propaganda da época e traça um paralelo dessas mudanças com a história e memória do prédio. No térreo se encontra a exposição temporária, “Os Ituanos e a Chegada da Luz” e a “Fontes e Chafarizes”.
Image

A entrada é cobrada para visitação da exposição permanente, o valor do ingresso é simbólico. Antes de finalizar sua visita não deixe de conhecer o pequeno jardim que fica nos fundos do museu.

Image