Casa Imperial, Itu-SP

Casa Imperial é famosa por ter recebido a Família Imperial em 13 de novembro de 1884 em sua visita em Itu, na ocasião estava presente a Princesa Isabel, seu marido Conde D´Eu e seus filhos. O projeto da Casa Imperial é de 1816, assinado por Antônio Francisco de Paula Souza, em 1992 foi tombada pela Condephaat.

Image

Na década de 60 foi comprada pela Família Caselli, responsável pela sua restauração e manutenção. O destaque da sua construção fica por conta dos vidros coloridos das janelas em forma de tulipa, os condutores de água em formato de serpente, a magnífica porta principal entalhada em madeira e o batente construído com rocha varvito. O prestigiado arquiteto Luis Saia considerou a porta da Casa Imperial como “a segunda porta mais bonita do Brasil” perdendo a primeira posição para a porta da Casa da Moeda no Rio de Janeiro.

Image

Devido a ser atualmente uma residência particular a Casa Imperial não é aberta a visitação interna, contudo é possível apreciar a beleza da sua arquitetura no lado externo e conferir de pertinho a majestosa porta da residência e tirar lindas fotos da sua fachada.

Image

Localização: Praça Dom Pedro – Centro – Itu.